(44)998788656

NO AR

CarolFM

carolfm.com.br

Saúde

Médicos da Atenção Primária em Saúde participam de palestra sobre a dengue

Publicada em 26/01/2024 às 09:11h - 18 visualizações

por Umuarama News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Entre outros temas, infectologista Ricardo Perci falou sobre a vacina, que acaba de chegar ao Brasil

No mesmo dia em que anunciou uma força-tarefa de cinco semanas de um ‘Arrastão Contra a Dengue’, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama realizou nesta quinta-feira (25), em seu auditório, uma capacitação dirigida a todos os médicos que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) sobre a situação da dengue na cidade. Entre os temas apresentados, o infectologista Ricardo Delfini Perci falou sobre a nova vacina contra a doença, que acaba de chegar ao Brasil.

O médico, que atua no Ambulatório de Infectologia, iniciou os trabalhos falando sobre a importância de identificar e manter as notificações em dia, apresentando as formas corretas de oferecer o tratamento. “É preciso orientar os pacientes a não se automedicar e indicar seu encaminhamento imediato ao serviço de urgência no caso de sangramento. Os sinais de alarme e agravamento do quadro costumam ocorrer na fase de remissão da febre (por volta do 3° ao 6° dia). Este período exige muita atenção do médico na reavaliação do paciente: se estiver mostras de melhora, então ele pode ser liberado para domicílio com acompanhamento”, comentou.

As vacinas contra a dengue adquiridas pelo Ministério da Saúde ainda não começaram a ser distribuídas e, conforme Dr. Perci, quando elas chegarem, o público-alvo serão adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas”, pontuou.

Mais capacitações já estão programadas pelo Ambulatório de Infectologia e o próximo encontro será no dia 1° de fevereiro, também em ação dirigida aos médicos da APS. “A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, atua firmemente na questão da saúde pública. E essas parcerias, interações e ações realizadas em conjunto, são fundamentais para garantir que nossa cidade tenha a estrutura ideal para atendimento aos usuários do SUS”, observou Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp

Redação - Rádio Carol FM 87,9

Com Informações: Umuarama News

Por: João Victor Freitas Rodrigues

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(44)9.9878-8656

Copyright (c) 2025 - CarolFM - Rádio Comunitária de Francisco Alves - PR
Converse conosco pelo Whatsapp!