Nesta terça-feira (1º), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deu início à Operação Mulher Segura 2025, uma ação estratégica que visa intensificar a prevenção e repressão qualificada à violência doméstica e familiar em todo o estado. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e reduzir os índices de violência, por meio de ações das Patrulhas Maria da Penha, fiscalização de medidas protetivas e atividades de conscientização.
Dados recentes do 25º Batalhão da PMPR em Umuarama mostram avanços significativos nas ações preventivas realizadas em 2024. As visitas comunitárias preventivas registraram um aumento de 345%, passando de 160 para 712 atendimentos. Além disso, a fiscalização de medidas protetivas de urgência (MPU) teve um crescimento expressivo, saltando de 8 para 181 fiscalizações.
A PMPR reforça que qualquer pessoa pode denunciar casos de violência doméstica, garantindo o anonimato. As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais:
Telefone de Emergência: 190
Aplicativo 190
WhatsApp do 25º BPM: (44) 3622-5762
A Operação Mulher Segura 2025 reforça o compromisso da PMPR com a proteção das mulheres, alinhando-se às diretrizes da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) e do Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024). A operação será realizada de forma contínua e integrada com outros órgãos de segurança e assistência, promovendo um atendimento humanizado e eficaz às vítimas.
Com a intensificação das ações, a Polícia Militar do Paraná reafirma sua dedicação em garantir a segurança e proteção das mulheres, promovendo um ambiente mais seguro e digno para todas.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: Umuarama News
Por: João Victor de Freitas Rodriguês