Oito pessoas foram presas preventivamente em Umuarama durante a Operação Pó de Serra, deflagrada na manhã desta terça-feira (12), pela Polícia Federal. Ao todo foram cumpridos 63 mandados judiciais, entre busca e apreensão e prisão preventiva, em 4 cidades do Paraná, 3 do Mato Grosso do Sul e 11 mandados no Paraguai.
A organização criminosa alvo da operação é responsável por movimentar R$ 389 milhões com o tráfico de cocaína. Em Umuarama também foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão.
Em Guaíra, 3 pessoas foram presas e 3 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Segue a quantidade de mandados cumpridos nesta manhã, sendo MBA (mandado de busca e apreensão) e MPP (mandado de prisão preventiva).
Cento e sessenta policiais foram mobilizados para esta manhã. O delegado responsável, Pedro Turin, falou sobre a operação.
A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante em Guaíra, de um casal transportando 53 kg de cocaína. O destino da droga seria a cidade de Umuarama.
No decurso do Inquérito Policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta organização criminosa (ORCRIM). No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém se estima que desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga.
Conforme foi apurado, os motoristas da ORCRIM normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, através de rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul. Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: Umuarama News
Por: João Victor de Freitas Rodriguês