Com ações no Mato Grosso do Sul, operação buscou desmantelar organização criminosa envolvida com tráfico de pessoas para lavouras de mandioca no oeste paranaense.
Na manhã desta quarta-feira (02), a Polícia Federal de Guaíra deflagrou a operação Tripalium, em combate ao tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo na região oeste do Paraná. A operação contou com da Delegacia da Polícia Federal de Naviraí, cumprindo mandados de busca e apreensão na cidade de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.
A primeira fase da Operação foi deflagrada no início deste ano, em trabalho conjunto com o Ministério Público do Trabalho e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). À época, as investigações levaram à prisão de dois homens envolvidos no aliciamento de pessoas e prática de trabalho análigo à escravidão em Icaraíma.
Na segunda fase, iniciada nesta quarta-feira (02), foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. A pessoa que reside na localidade é suspeita de chefiar uma organização criminosa, que recruta, transfere e transporta trabalhadores indígenas e não-indígenas estrangeiros às lavouras de mandioca no oeste paranaense, fazendo uso de artifícios para ludibriar as vítimas, ameaçá-las e, neste contexto, aproveitando-se da sua vulnerabilidade para explorar da sua força de trabalho.
Os envolvidos poderão responder pelo crime de organização criminosa, tráfico de pessoas, de submeter indivíduos a condição análoga à de escravo, sujeitando-os a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, submetendo-os a condições degradantes de trabalho, além da pena correspondente à violência.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações:Umuarama News
Por: João Victor de Freitas Rodriguês