Droga, dinheiro em espécie e celulares foram apreendidos.
Integrantes de facções criminosas de Umuarama e região foram alvo da Polícia Militar e Ministério Público durante a Operação Cognatus. A operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (19), contou com mais de 30 policias militares, sendo eles do 25º Batalhão, 5ª Compainha da Polícia Militar e Batalhão de Polícia de Frontreira (BPFRON).
A ação teve por objetivo o combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de membros de facções criminosas que atuam em diversas cidades na região de fronteira. A operação, que vinha sendo executada ao longo dos últimos dois meses, teve como alvos, criminosos que operavam nas cidades de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Iporã e Francisco Alves.
Ao todo, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão, sendo 1 em Umuarama, 1 em Cianorte, 2 em Cruzeiro e 3 em Iporã. Durante a operação, foi constatado que dois dos alvos coordenavam atividades ilícitas de dentro da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste por intermédio de suas esposas.
Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidas 16 pedras de Crack, R$ 3.028,00 (três mil e vinte e oito reais) em espécie, além de aparelhos celulares, reforçando o impacto da ação na interrupção das atividades criminosas.
De acordo com a PM, as investigações continuam, e novos desdobramentos poderão surgir com base nas provas coletadas.