Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: Umuarama News
Por: João Victor Freitas Rodrigues
A Interpol é um órgão de coordenação que troca informações de criminosos mundo afora. Sete brasileiras constam na lista vermelha
O Direito Penal enxerga o crime como um fenômeno que ultrapassa fronteiras e a Interpol é um órgão de coordenação que troca informações de criminosos mundo afora.
Presente em mais de 190 países, a Interpol utiliza a lista vermelha para sinalizar quais são os criminosos mais perigosos. Confira quais são as sete mulheres brasileiras nesta lista da Interpol e por quais crimes elas estão sendo procuradas.
Segundo o site oficial da Interpol, a brasileira Thaynara Caroline Pereira dos Santos, nascida em 27 de julho de 1996, é uma das mulheres procurada pela Polícia da Argentina. Conforme a página, ela está sendo indiciada por associação criminosa e fraude com cartões de débito e crédito.
Seguindo a lista, a natural de Oiapoque no Amapá, Débora de Souza da Paixão nasceu no dia 27 de janeiro de 1986 é suspeita de tráfico internacional de drogas. Segundo a Interpol, a mulher tem uma tatuagem tribal no calcanhar, um golfinho mergulhando do lado do abdomem e borboletas na parte baixa do abdomem.
Uma das mulheres criminosas mais famosas da Interpol, Heloisa Gonçalves Duque Soares Ribeiro nasceu em 13 de março de 1950 e tem o apelido de Viuva Negra. O apelido veio pois ela foi condenada pela morte de um de seus cinco companheiros. Tanto que a Interpol procura a carioca por assassinato e tortura.
Incluída na lista vermelha da Interpol desde 2018, Maria Jussara nasceu no dia 07 de fevereiro de 1973 e é uma das mulheres mais procuradas do Brasil por ser membro de uma organização criminosa. Ela é suspeita de envolvimento na morte de dois líderes do PCC.
Outra mulher presente na lista vermelha da Interpol é a gaúcha de Santana do Livramento, Marcia Liziane da Costa Vieira. Ela nasceu no dia 20 de setembro de 1985 e é procurada internacionalmente por supostos furtos.
A paranaense Rosirene Vieira, por outro lado, é suspeita de tráfico internacional de drogas, sendo procurada pela justiça brasileira. Nascida em 28 de fevereiro de 1976, a mulher tem 1,6 metros de altura e olhos castanhos.
Por fim, a gaúcha nascida em 13 de outubro de 1966, Silvana Seidler está sendo procurada por homicídio agravado por ocultação de cadáver. Ela é suspeita da morte de Carol Seidler Calegari, morta aos 7 anos, e que foi encontrada em uma caixa de papelão com sinais de esganadura. A mulher tem olhos castanhos e 1,65 metros de altura.
De acordo com o site da própria organização, a lista vermelha da Interpol é uma solicitação enviada para as polícias de todo mundo sugerindo a prisão provisíria, rendição ou ação legal similar de um criminoso procurado, como as mulheres apresentadas nessa matéria. Entretanto, isso não é um mandado obrigatório de prisão.
O agente da Polícia Federal em Santa Catarina e Chefe do Núcleo de Cooperação Internacional, Alexandre Eicke Liberato, apontou em uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina que em território nacional, o pedido precisa ser recebido, analisado e aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Depois disso, a polícia brasileira é que cumpre o mandado da Interpol.