Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor Freitas Rodrigues
Os animais estavam em compartimentos minúsculos, sujos com fezes, sem acesso à água e com pouquíssima ventilação.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interceptou, na manhã de segunda-feira (17), um Fiat/Fiorino transportando ilegalmente cães e aves em condições deploráveis. A ação aconteceu na PR-317, após denúncia anônima de maus tratos e irregularidades no transporte dos animais.
Durante a abordagem, os policiais constataram que os animais estavam sem ventilação adequada, em compartimentos minúsculos e sujos, sem piso antiderrapante, e sem acesso a água. Ademais, as caixas de transporte estavam sobrepostas, sem fixação adequada, aumentando o risco de queda dos animais. Os cães e aves apresentavam sinais claros de estresse, como tremores, sujeira de fezes e urina, e olhos com secreções.
O condutor, de 38 anos, disse aos policiais fazer o transporte remunerado de animais por todo o Brasil. Além disso, ele disse que havia pego os animais em Carambeí (PR) e os levaria até Mairiporã (SP). Ao todo, haviam 12 cães de diversas raças, incluindo Cane Corso, Bully Americano, Husky Siberiano e Border Collie, além de cinco faisões e várias galinhas.
Para minimizar o sofrimento dos animais, a PRE acionou um veterinário local, que prestou os primeiros socorros de forma voluntária. Os animais receberam alimentação e cuidados de higiene. Em seguida, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) providenciou o cuidado e destino adequado para as aves.
Além das condições inadequadas de transporte dos animais, o veículo e o reboque apresentavam diversas irregularidades, como falta de equipamentos obrigatórios e mau estado de conservação. Os policiais removeram o veículo ao pátio da PRE de Floresta.
O advogado do condutor foi ao local e o acompanhou à Polícia Judiciária. As investigações prosseguem para apurar todos os detalhes e responsabilizar os envolvidos pelos maus tratos aos animais.