Muitas vezes, após um longo tempo disputando jogos de alto nível nas principais ligas do mundo, atletas vão perdendo sua capacidade técnica e vão disputar competições com um nível técnico menor. Isto é muito comum no Brasil, onde jogadores consagrados na Europa retornam ao país para vestir a camisa dos clubes locais.
Jogadores de outras nacionalidades também fazem esse processo, claro. Porém, alguns destes acabam jogando em clubes bem alternativos, em divisões bem baixas do seu país, mas que ainda assim possuem competições atrativas para quem gosta de apostar e verificou nossa Revisão da Pixbet, que conta com muitas competições em seu catálogo. Nesta lista, colocamos atletas conhecidos no futebol europeu que regressaram para divisões semi-profissionais:
Royston Denthre
Quem jogou Bomba Patch no ps2 com certeza lembra deste lateral holandês, que era tido como uma grande promessa e chegou ao Real Madrid com a responsabilidade de ser o substituto de ninguém menos que Roberto Carlos. Apesar da expectativa, o jogador não despontou, e foi jogando em clubes de menor expressão da Europa. Hoje, aos 36 anos, Denthre é jogador do Kozakken Boys, clube semi-profissional que disputa atualmente a 3ª divisão holandesa.
Jérémy Mathieu
O zagueiro francês Mathieu jogou por muitos anos em alto nível na Europa, vestindo a camisa do Barcelona, Valencia e do Sporting Lisboa. Entretanto, problemas com lesões fizeram com que o atleta anunciasse sua aposentadoria em 2020. Porém, em 2021, aos 37 anos, Mathieu aceitou a proposta para jogar pelo Luynes Sports, que disputa atualmente o equivalente à 7ª divisão do futebol francês
Martin Skrtel
Mais um zagueiro que atualmente joga em um clube de menor porte é o eslovaco Skrtel, que por muitos anos defendeu a camisa do Liverpool. Após a passagem que o tornou famoso no futebol europeu, Skrtel defendeu a camisa do Fenerbahce, da Turquia; e do Atalanta, da Itália. O atleta chegou a se aposentar em 2022, mas aos 38 anos, decidiu defender seu clube do coração, o Hajskala Raztcono, que disputa o equivalente à 8ª divisão em seu país, onde é treinador e camisa 10.
Diego Contento
O lateral-esquerdo Contento ganhou muitos títulos vestindo a camisa do Bayern de Munique. Sofrendo com problemas de lesão, em março deste ano ele anunciou sua aposentadoria após ficar dois anos sem clube. Porém, em junho, o modesto FC Aschheim, clube amador alemão que disputa uma liga que equivale à 7ª divisão do país. A equipe tem uma grande ligação com a equipe, onde seus três irmãos jogam e seu pai trabalha nas categorias de base da equipe.