Com a atmosfera superaquecida, pode haver forte instabilidade climática
Uma nova onda de calor está atingindo o Brasil, elevando as temperaturas acima dos 40°C e trazendo sensações térmicas superiores a 50°C em algumas regiões. O fenômeno deve impactar principalmente o Sul e o Sudeste, segundo previsões do site de meteorologia MetSul.
Nesta terça-feira (11), os municípios do Rio Grande do Sul podem registrar máximas entre 40°C e 43°C. Cidades do Paraná e de Santa Catarina também serão afetadas pelo calor extremo. A onda de calor no Sul deve perder força na quarta-feira (12), com a chegada de uma frente fria.
Algumas cidades podem enfrentar sensação térmica acima dos 50°C. O MetSul alerta que suas previsões são feitas em áreas verdes, afastadas de centros urbanos, onde o calor tende a ser ainda mais intenso.
A partir de quarta-feira (12), o calor aumentará no Sudeste. São Paulo terá temperaturas entre 33°C e 35°C, podendo chegar a 35°C na quinta-feira (14). No Rio de Janeiro, os termômetros devem superar os 40°C.
Com a atmosfera superaquecida, pode haver forte instabilidade climática. A MetSul alerta para chuvas intensas e possibilidade de vendavais e granizo, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e no Sul do país.
No Noroeste do Paraná, a onda de calor deve elevar as temperaturas em Umuarama a 36°C na quinta-feira (20). O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o calor começa a aumentar no domingo (16), com 34°C, e segue acima de 32°C até quarta-feira (20). No sábado (21), espera-se alívio com chuvas de pelo menos 2 mm.
Nesta semana, as temperaturas devem se manter estáveis, mas com tempo abafado. Nesta terça-feira (11), a máxima prevista é de 33°C. Chuva pode retornar na quarta-feira (12), com 3 mm de precipitação. A instabilidade também deve persistir na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14).
Caso necessário, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor de Freitas Rodriguês