O Governo do Estado do Paraná divulgou novas informações sobre como será feito, nesta quinta-feira (6), o trabalho de buscas ao avião de Umuarama que desapareceu na Serra da Prata, na região do litoral paranaense. De acordo com as novas informações, a zona de buscas será dividida em duas para ampliar o mapeamento da região.
Os trabalhos foram encerrados no anoitecer de quarta-feira (5) e iniciadas novamente no início desta quinta (6). Segundo a nota enviada à imprensa nesta manhã, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) deverão sobrevoar a área central da Serra, ao passo que as aeronaves do Estado (Casa Militar e BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas) vão sobrevoar a área mais ao sul, para ampliar a cobertura da região.
Ainda segundo a nota, a equipe em terra – composta de 50 pessoas, dentre voluntários e bombeiros militares – continua sendo patrulhada sob o comando do Corpo de Bombeiros do litoral.
Este é o quarto dia de buscas pelo monomotor Piper Arrow PA-28R-200 que desapareceu na região da Serra do Mar, no litoral parananese, após decolar de Umuarama na última segunda-feira (3) com três umuaramenses.
As buscas seguem comandadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) com auxílio de quatro aeronaves: um avião modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk da FAB; um helicóptero com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA); e um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná.
Já as equipes em solo enfrentam um terreno íngreme e de vegetação densa e fechada – composto de Mata Atlântica – que dificulta o acesso das equipes.
Piper Arrow decolou de Umuarama por volta das 7h50 de segunda-feira e estava previsto para pousar em Paranaguá por volta das 11h da manhã do mesmo dia, o que nunca aconteceu.
A aeronave era ocupada pelos umuaramenses Felipe Furquim, de 35 anos; e Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42, ambos servidores do Governo do Paraná. Também havia o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.