O Paraná possui 233 municípios que não registraram nenhuma ocorrência de homicídio no 1º quadrimestre de 2023. Esse número representa 58% do estado. Perobal e Rondon estão entre as 6 cidades do noroeste que não registraram ocorrências desse crime.
O relatório estatístico também aponta que 80 municípios (20%) tiveram apenas um registro no período, 64 (16%) tiveram de dois a cinco homicídios, 9 (2,2%) de 6 a 10 ocorrências do crime.
O Estado também possui municípios que não registram nenhum homicídio há cinco anos, como São João do Triunfo, Rebouças, Mallet, Teixeira Soares, Querência do Norte, Céu Azul, Santa Mariana, Uraí, Inácio Martins e Roncador.
O balanço de mortes provocadas registrou queda de 12,3% entre janeiro e abril de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Neste ano foram 644 ocorrências, enquanto que no ano anterior foram 735.
“Atuamos diariamente com nosso efetivo nas regiões do Estado com maior índice de criminalidade, além de operações preventivas e ostensivas que possibilitam a ação mais rápida da Polícia Militar coibindo esse tipo de crime. Além disso, contamos com o auxílio da população fazendo denúncias pelo 190 e pelo Disque-Denúncia 181, acionando a PMPR sempre que necessário para garantir a ordem pública”, destacou o subcomandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Semmer.