O jovem empresário Antônio Pedro, de 26 anos, se tornou um recordista mundial ao pescar uma pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) com 1,4 metro de comprimento e mais de 70 quilos. O peixe foi capturado pelo goiano no Rio Xingu, no Mato Grosso.
A espécie também é conhecida como um “tubarão de água doce”, e é nativo dos rios Amazonas, Tocantins e Araguaia. De acordo com o jovem, ele saiu de Goiânia e percorreu mais de mil quilômetros para chegar ao local, onde foi informado por indígenas que havia um peixe fora do normal pelas águas. Com o animal em mente, ele se concentrou e conseguiu a captura após 3 minutos de esforço.
Antônio também explicou que o recorde anterior pertencia a outro brasileiro, porém o animal do registro era bem menor, pesando cerca de 40 quilos e 1,3 metros.
O registro foi feito pela International Game Fish Association (IGFA), que entendeu que Antônio cumpriu todos os requisitos para a façanha.
De acordo com o goiano, seus olhos agora estão voltados para novos recordes com peixes como o tucunaré amarelo, tucunaré azul e tucunaré açu.