A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (11) uma operação que resultou no resgate de mais de 5 mil aves e outros animais submetidos a condições precárias em uma propriedade rural de Arapongas.
A ação foi deflagrada após denúncia anônima sobre comércio ilegal de aves silvestres no local.
Durante a operação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e uma veterinária especializada de Londrina, os agentes encontraram os animais em situação alarmante.
As aves estavam confinadas em gaiolas superlotadas, sujas e com ração mofada e infestada de larvas. O local apresentava falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina.
O delegado Anderson Seiji Kudo, responsável pela operação, relatou que muitas aves apresentavam desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas.
“Encontramos inclusive animais mortos no local”, afirmou. Cerca de 500 aves em estado mais crítico foram encaminhadas urgentemente para tratamento veterinário. Além das aves, foram resgatados 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia, muitos com sinais de sarna e outros problemas de saúde.
Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como responsáveis pelo criadouro. Um deles declarou à polícia que atua como criador há 20 anos e comercializa os animais para todo o país.
Os suspeitos foram levados à delegacia, onde assinaram Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos animais e receberam multa aplicada pela Guarda Civil Municipal.
A PCPR reforçou os canais para denúncias de maus-tratos, que podem ser feitas através do site da polícia, pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone 197.
As denúncias podem ser anônimas e devem relatar situações de abuso ou maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou exóticos.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor de Freitas Rodriguês