(44)998788656

NO AR

CarolFM

carolfm.com.br

Brasil

Iporã é alvo de investigação em esquema que desviou mais de R$ 3 milhões de prefeituras do Paraná

Publicada em 08/04/2025 às 11:23h - 13 visualizações

por Umuarama News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta terça-feira (8) uma grande operação contra um grupo suspeito de desviar mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de cinco prefeituras paranaenses. Entre as administrações investigadas está a Prefeitura de Iporã, a 56 km de Umuarama.

Ao todo, estão sendo cumpridos 79 mandados judiciais — 43 de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato e 36 de busca e apreensão de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados — em nove estados brasileiros simultaneamente, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.

WhatsApp Image 2025 04 08 at 08.08.26 1

A investigação teve início em 2023 e aponta que os criminosos se utilizavam de engenharia social – técnica que explora aspectos comportamentais das vítimas — para obter acesso às contas públicas. Membros da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias e entravam em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras para enganar servidores públicos e obter acesso às contas municipais.

Com as informações obtidas, realizavam transferências fraudulentas para diversas contas, em sua maioria ligadas a pessoas jurídicas. Além de Iporã, os municípios de Doutor Camargo, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema também estão sendo investigados por desvio fraudulento de recursos públicos.

De acordo com o delegado da PCPR Gustavo Mendes Marques de Brito, os criminosos “solicitavam atualização de dados para que os pagamentos do município pudessem ser realizados. De posse das informações, se utilizavam das informações necessárias para acessar as contas bancárias e realizar as transferências fraudulentas, que depois eram pulverizadas para diversas pessoas jurídicas”, explica.

Até o momento, a PCPR identificou 38 beneficiários diretos das transferências ilícitas, a maioria localizada nos estados do Ceará e São Paulo.

A operação segue em andamento, e novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp

Redação - Rádio Carol FM 87,9

Com Informações: Umuarama News

Por: João Victor de Freitas Rodriguês

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(44)9.9878-8656

Copyright (c) 2025 - CarolFM - Rádio Comunitária de Francisco Alves - PR
Converse conosco pelo Whatsapp!