De acordo com a pesquisa, lápis de cor, cola, esquadros e cadernos estão entre os materiais escolares com maior redução de preços
Pesquisa de preços realizada pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Umuarama), entre os dias 14 a 17 de janeiro, visitou oito empresas do ramo de papelaria. O levantamento revelou uma redução considerável nos valores de materiais escolares em Umuarama, como cadernos, canetas e lápis, em comparação ao ano passado.
Em 2024, a lista completa de materiais custava R$ 320,47 e neste ano foi registrada uma queda de 9% na média. A cotação dos 47 itens pesquisados ficou em R$ 291,64. Esta é uma boa notícia para os pais que quiserem economizar dinheiro na compra dos materiais para os estudos dos filhos.
A pesquisa objetiva divulgar os materiais escolares em Umuarama com menores preços, um serviço importante para as famílias, que acumulam gastos diversos nesta época do ano. Porém, é importante ficar atento a eventuais variações entre as diferentes empresas. Alguns itens não foram encontrados em todas as lojas nos dias do levantamento, alerta o Procon. Neste caso os campos estarão em branco na tabela.
Neste ano a equipe que coleta os dados para a pesquisa esteve em mais locais. O Procon se preocupou em realizar a pesquisa com um número maior de empresas do ramo para ampliar a base de informações e dar mais opções ao consumidor.
Veja aqui a pesquisa completa de materiais escolares em Umuarama.
O prefeito Fernando Scanavaca destacou sua preocupação em subsidiar os consumidores com pesquisas periódicas de preços em vários ramos do comércio, além do material escolar. “Isso é importante para que a população tome conhecimento dos preços, economize seus recursos e acompanhe também o trabalho realizado pelo Procon na defesa do consumidor”, afirmou.
Os valores apurados servem de referência. O Procon alerta que é importante que os pais pesquisem antes de comprar, escolham os materiais mais adequados e os preços mais justos. Dentre os itens, 31 tiveram redução de preço em comparação ao ano passado, 12 ficaram mais caros e quatro não registraram variação.
As maiores quedas foram nos preços de lápis de cor grande – caixa com 12 unidades (-48%), esquadro plástico 21 cm (-31%), cola branca de 40g, lápis preto nº 2, caderno universal 15 matérias (capa dura) e caderno pequeno (brochura) 48 folhas, todos com redução de 26% em relação a 2024.
Embora num pequeno número de itens, também houve variações positivas. O caderno de desenho pequeno (brochura) 40 folhas subiu 162%. Já o caderno de matemática de 40 folhas teve alta de 127% e o caderno pequeno de desenho capa dura, 40 folhas, aumentou 67%.
Caderno grande espiral capa dura, caderno pequeno espiral de 40 folhas, papel cartão unidade e papel laminado não tiveram variação de preço.
O Procon Paraná lançou uma cartilha para orientar consumidores paranaenses nas compras da volta às aulas. Além da compra de materiais escolares, a cartilha também dá orientações sobre matrículas e mensalidades.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor de Freitas Rodriguês