O prefeito Fernando Scanavaca convocou representantes governamentais e da sociedade civil para um diálogo sobre as demandas das pessoas em situação de rua em Umuarama.
A administração municipal informou que a reunião foi motivada pela complexidade vivenciada com o avanço das questões sociais. Estes problemas acabam tendo como consequências o aumento da pobreza, de vulnerabilidades e do risco social no cenário nacional.
A primeira discussão sobre o tema neste ano foi realizada nesta segunda-feira (20) no Gabinete do prefeito. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Luísa Vicente Bertoco e de sua equipe de gestão.
O Centro Pop também foi representado e é o serviço de referência para pessoas em situação de rua. Houve ainda participação da instituição não governamental Apromo, que oferece serviço de acolhimento institucional a essas pessoas.
“Junto com o prefeito, discutimos amplamente estratégias para o atendimento desta população na busca por resoluções efetivas, entendendo as consequências que toda população enfrenta em seu dia a dia na cidade, diante dessa problemática”, disse a secretária.
Os participantes divulgaram que uma das decisões adotadas na reunião foi a retomada do serviço de passagem. A intenção dos participantes é assegurar um espaço para que pessoas conhecidas como ‘trecheiros’, assim como outras demandas corriqueiras, possam ser acolhidas. A Secretaria de Assistência Social será responsável por definir outros detalhes.
Os participantes discutiram a definição de fluxos para os encaminhamentos relativos a dependência química ou outras demandas de saúde dos chamados ‘trecheiros’. Também acontecerá o avanço desta discussão para as demais secretarias que também podem auxiliar neste processo.
Os envolvidos debateram ainda questões relacionadas a violência e criminalidade envolvendo as pessoas em situação de rua em Umuarama. Os temas acabam se misturando no dia a dia e dificultam o trabalho das equipes de atendimento. Os participantes discutiram demandas regionais que acabam sendo encaminhadas para a cidade.
A reunião teve a presença do coordenador do Centro Pop, Anderson Aguiar Almeida, da chefe da Divisão de Proteção Social, Débora Mendes Baggio, e do representante da Apromo, Junior Lopes.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor de Freitas Rodriguês