O município de Toledo alcançou o segundo lugar no ranking nacional de acesso à saúde do Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia os municípios com mais de 80 mil habitantes. Pato Branco-PR em primeiro e Uberlândia-MG em terceiro completam o top 3 do Brasil. A conquista se deve a avanços significativos em três pilares principais: cobertura de atenção primária, qualidade do pré-natal e cobertura vacinal.
A cidade se tornou referência em cobertura de atenção primária, com a implementação de mais de 20 novas equipes de saúde desde 2022, incluindo equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e equipes para unidades tradicionais. A ampliação do quadro de profissionais, com mais de 38,00% de aumento desde 2022, permitiu a contratação de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e odontólogos. A cobertura odontológica, por exemplo, saltou de 12,50% para 60,00%.
Outro destaque fica por conta do pré-natal, considerado o terceiro melhor do país. Com cerca de 1.200 gestantes atendidas por ano, Toledo oferece acompanhamento completo, com exames laboratoriais e de imagem, além da atuação do Ambulatório Materno Infantil (AMI), voltado para casos de risco intermediário e alto risco.
E mesmo diante dos desafios enfrentados em nível nacional, Toledo mantém altas taxas de cobertura vacinal, superando as médias estadual e nacional. Campanhas intensivas em locais estratégicos, como shoppings, supermercados e espaços públicos, além da busca ativa por pessoas com vacinação atrasada, têm sido cruciais para o sucesso da imunização na cidade.
Para a secretária da Saúde de Toledo, Gabriela Almeida Kucharski, o resultado demonstra que a cidade está no caminho certo. "Obviamente que sempre há o que melhorar, em saúde pública é muito difícil conseguir o patamar da perfeição, mas um resultado como esse nos mostra que estamos no caminho certo, porque com certeza o acesso ampliou, a população está conseguindo acessar os serviços de saúde do qual precisa, e claro, é preciso sempre olhar para a capacitação e humanização cada vez maior da saúde", destacou.
A secretária ainda ressaltou o importante papel dos profissionais que atuam na saúde de Toledo. "Temos em toda a rede profissionais muito comprometidos em dar o atendimento correto e adequado ao cidadão, e isso de fato precisa ser reconhecido, pois não se atinge um reconhecimento como esse sem a participação da rede, sem a participação efetiva e ativa dos colegas que estão na linha de frente desse acesso", concluiu Kucharski.