Um avião da VoePass Linhas Aéreas com 61 pessoas caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) em uma área residencial da cidade de Vinhedo. A cidade, a cerca de 80 km de São Paulo, é formada por muitos condomínios residenciais e chácaras.
A aeronave modelo ATR 72 saiu de Cascavel (PR) às 11h46 com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP) e levava 57 passageiros e quatro tripulantes. Não houve sobreviventes.
Pelo menos duas das vítimas eram médicos do hospital Uopeccan, em Cascavel, que estavam indo para um congresso.
O hospital confirmou as mortes mas ainda não divulgou o nome das vítimas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, a caixa preta foi encontrada e está preservada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave despencando enquanto girava no ar. Em seguida, as imagens mostram uma explosão e uma fumaça preta saindo do local.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil e da Polícia Federal estão no local prestando atendimento. De acordo com a PF, foram enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações.
Um gabinete de crise foi montado no aeroporto de Guarulhos, e outro, em Vinhedo, para o suporte das equipes mobilizadas.
Além das equipes estaduais, também compõe o gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social.
Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. O combate às chamas do local da queda foi finalizado por volta das 16h. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos, de acordo com nota do governo do Estado de São Paulo.
O Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, a cerca de 20 km de Vinhedo, está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas.
VIDEO POR : UOL