O Banco de Sangue de Toledo, Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), está enfrentando um desafio para suprir a demanda por sangue do tipo O-. Embora os estoques das demais tipagens estejam regulares, a tipagem O- está em baixa, e a instituição faz um apelo direto aos doadores com essa tipagem para que entrem em contato através do Whatsapp (45) 9-8821-3171 e agendem sua doação.
Além da preocupação com os estoques de sangue do tipo O-, o Banco de Sangue de Toledo informa que está com uma agenda reduzida devido à aposentadoria de um profissional médico que dedicou 35 anos de carreira ao serviço.
Atualmente, a instituição conta com um médico cedido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), atuando 16 horas por semana. No entanto, a equipe está empenhada em ampliar os horários de coleta e garantir a continuidade do atendimento à comunidade.
Durante esse período de transição, o Banco de Sangue de Toledo assegura que os estoques estão regulares, e em caso de necessidade, conta com o apoio do Hemocentro de Cascavel para garantir que todos os pacientes que necessitem de sangue sejam atendidos de maneira adeguada.
Para os doadores de outros tipos sanguíneos, o agendamento de doações pode ser feito através do site: www.saude.pr.gov.br/doação. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis. Além disso, a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos. O peso mínimo exigido é de 51,50 kg, e é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto. Os doadores devem estar bem alimentados e hidratados e não terem ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas antes da doação.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações. Durante o processo de doação, são coletados aproximadamente 470 ml de sangue, ajustados conforme o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames necessários.
Em todo o estado do Paraná, diariamente cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais, atendendo a uma variedade de tratamentos médicos. No total, são mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano, evidenciando a importância contínua da doação de sangue para salvar vidas.
“A comunidade de Toledo é convidada a se unir a essa causa nobre, doando sangue e contribuindo para manter os estoques em níveis adequados, assegurando o atendimento a todos os pacientes que necessitam desse gesto de solidariedade”, destacou Vânia Frigotto, coordenadora do Banco de Sangue de Toledo.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: Toledo News
Por: João Victor Freitas Rodrigues