(44)998788656

NO AR

CarolFM

carolfm.com.br

Brasil

Fumaça que encobre Umuarama é resultado dos incêndios que atingem o Pantanal

Publicada em 17/11/2023 às 09:08h - 13 visualizações

por OBemDito


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Danilo Martins/OBemdito)

A Capital da Amizade está encoberta por uma densa nuvem de fumaça, levando os umuaramenses a indagarem sua origem. OBemdito entrou em contato com Geraldo de Assis Portela Júnior, diretor aeroportuário do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, que confirmou que a fumaça é proveniente das queimadas no Pantanal.

“Estamos acompanhando de perto; as aeronaves estão enfrentando dificuldades para pousar. Ao analisarmos o vento, identificamos que ele está soprando da região do Pantanal, trazendo consigo a fumaça para nossa área”, explicou Geraldo.

As condições climáticas adversas, como a prolongada estiagem, altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade do ar e ventos intensos, têm contribuído para o surgimento dos incêndios. Essa situação agrava significativamente a saúde, especialmente de idosos e crianças.

De acordo com dados da Defesa Civil Nacional, foram registrados 87 incêndios combatidos no Pantanal desde que três raios atingiram em outubro o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedades próximas, no norte de Mato Grosso. O fogo afetou uma área de 27 mil hectares (ha) no Parna e 23 mil na RPPN.

O Ministério da Defesa relatou que quase 36 mil hectares foram queimados no Parque Estadual Encontro das Águas. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência devido aos incêndios na região norte do Pantanal.

Tais medidas visam permitir a intervenção do governo federal em áreas estaduais por meio da Defesa Civil, além da alocação de recursos para as atividades de combate aos incêndios florestais e suporte aos municípios afetados pelo desastre.

O boletim de monitoramento de incêndios florestais no estado, elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul em conjunto com o Corpo de Bombeiros, indica que no período de 1º de janeiro a 12 de novembro de 2023 houve uma diminuição de 8,7% na área queimada do bioma Cerrado em território sul-mato-grossense, enquanto houve um aumento de 95,8% na área queimada do bioma Pantanal em relação ao ano de 2022.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp

Redação - Rádio Carol FM 87,9

Com Informações: OBemDito

Por: João Victor Freitas Rodrigues

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(44)9.9878-8656

Copyright (c) 2025 - CarolFM - Rádio Comunitária de Francisco Alves - PR
Converse conosco pelo Whatsapp!