Atualmente o aeroporto regional de Umuarama opera com três voos semanais de ida e volta para Curitiba
Os valores gastos pela Prefeitura de Umuarama para a manutenção do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho não deverão ultrapassar 20% do valor mensal que vinha sendo pago à Infracea, empresa que teve o seu contrato suspenso e havia sido contratada para a prestação de serviços de gestão, operação e manutenção do aeroporto. O valor pago mensalmente era de pouco mais de R$ 128 mil.
Com o contrato suspenso no dia 10 de outubro, o aeroporto está sendo gerido pela Diretoria Aeroportuária de Umuarama, órgão ligado à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O processo está sendo finalizado e a decisão administrativa deverá ser publicada na semana que vem.
“Ainda não temos o valor preciso, porque dependemos desta finalização do processo, mas não teremos mais que pagar os valores que vinham sendo gastos. Vamos gastar com a manutenção do serviço, mas isso não chega a 20% dos valores que vinham sendo pagos”, afirma o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Ceranto Junior.
Além da manutenção dos serviços e da conservação do aeroporto, a Prefeitura também deverá manter o pagamento dos funcionários que farão a gestão do local. São seis funcionários que se revezam durante 24 horas para atender, além dos voos de carreira, também as aeronaves particulares que usam o local.
“Hoje a pessoa que está à frente do aeroporto, Geraldo de Assis Portela Júnior, tem toda a capacitação necessária para gerir o local. Ele foi controlador de voo e tem todas as condições técnicas para gerenciar o aeroporto. As demais pessoas que estão trabalhando todas têm cursos técnicos específicos para o serviço que estão executando”, detalhou.
Assim que assumiu a gestão do aeroporto, a Prefeitura de Umuarama precisou fazer alguns reparos no local, além do ar condicionado que não estava funcionando, também foi trocado o vidro de uma porta que estava quebrado.
“Para se ter uma ideia, quando assumimos, não havia gasolina nos veículos do aeroporto. Com essa retomada, queremos prestar um serviço com qualidade de atendimento, não só para os usuários, mas também para as pessoas que têm os aviões e para os pilotos das aeronaves”, completou Ceranto.
Atualmente o aeroporto regional de Umuarama opera com três voos semanais de ida e volta para Curitiba. A empresa Azul Linhas Aéreas, que oferece os voos com destino à capital, voa com Cessna Grand Caravan com capacidade para 9 passageiros, o que poderá mudar a partir de agora com a finalização da instalação do Papi (Precision Approach Path Indicator / Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão), que deverá ser finalizada neste mês.
O equipamento era uma exigência da Azul para poder oferecer voos com o ATR-72 com capacidade de 70 passageiros. Conforme Ceranto, após a instalação do equipamento, é necessário fazer a regulagem que deverá ser realizada por uma aeronave específica da Força Aérea Brasileira para em seguida ser homologado.
“Com a instalação do Papi, o aeroporto fica apto para receber voos com ATR-72 e isso depende das tratativas políticas”, afirma. Recentemente, o OBemdito encaminhou e-mail para a Azul solicitando informações sobre a possibilidade do início de voos com o avião ATR-72, no entanto, não houve resposta da empresa quanto à solicitação.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do Whatsapp
Redação - Rádio Carol FM 87,9
Com Informações: OBemDito
Por: João Victor Freitas Rodrigues