Após um dia e uma noite de mobilização ininterrupta, as equipes da Copel conseguiram restabelecer o fornecimento de energia a mais de 95% dos imóveis afetados pelo temporal de grandes proporções que atingiu diversas regiões do Paraná nesta quinta-feira (21). Na manhã desta sexta (22), há aproximadamente 122 imóveis em luz em Umuarama dos 30 mil domicílios afetados em todo o Estado.
De acordo com a assessoria da Copel, a situação evoluiu muito bem ontem, quando no início da noite ainda haviam 4,4 mil unidades consumidoras sem energia na Capital da Amizade. Porém ainda há serviços ocorrendo hoje na cidade e na região para reestabelecer o fornecimento de energia.
Mais de 2.600 profissionais da companhia – com reforço de equipes de todas as regiões – foram mobilizados desde o início para trabalhar no conserto das redes. No momento, há ainda 3,8 mil danos à rede que precisam ser verificados e reparados pelas equipes.
Em alguns casos, parte da rede precisa ser reconstruída. Em outras localidades, as equipes enfrentam desafios como obstáculos e limitações ao acesso à rede em áreas de mata fechada, além da quebra de postes. A substituição de postes leva, em média, quatro horas por estrutura. Devido à gravidade dos estragos, os reparos continuarão ao longo do dia de hoje.
No momento, os municípios mais afetados pelos estragos causados pelo temporal são Foz do Iguaçu, onde foram registrados ventos de 91,6 km/h, com 4,3 mil unidades desligadas, Cascavel (2,3 mil desligados), Almirante Tamandaré (1,9 mil) e Nova Laranjeiras, com 1,2 mil imóveis desligados. As cidades de Cerro Azul, Campina Grande do Sul, e Mandirituba, na Região Leste, Toledo, Vera Cruz do Oeste e São Miguel do Iguaçu, no Oeste, e Imbituva, no Centro-Sul, possuem mais de 500 domicílios desligados cada.